A decisão de trabalhar e construir um percurso educativo inspirado num modelo curricular específico é fruto de uma profunda reflexão sobre o nosso entendimento da criança, do que é ou deve ser a educação, da hierarquia de valores que defendemos, da forma como encaramos a sociedade atual e dos aspetos que consideramos serem essenciais para um desenvolvimento e crescimento equilibrados.

De facto, a defesa e implementação de um Modelo Curricular, com as suas visões, organizações e metodologias pedagógicas específicas, é um compromisso que consideramos ser essencial para a construção de uma prática educativa com a qualidade que procuramos.

Como afirma Oliveira Formosinho (2007): “O modelo pedagógico baseia-se num referencial teórico para conceptualizar a criança e o seu processo educativo e constitui um referencial prático para pensar antes da ação, na ação e sobre a ação.” Acreditamos que a existência de princípios, objetivos, métodos e marcos de referência nos permitirão manter e proporcionar um percurso com sentido, partilhado por todo o colégio, que assim assume uma identidade e um projeto educativo muito para além da qualidade das instalações, dos horários ou dos serviços disponibilizados.

Porque queremos um colégio que desafie, que promova e facilite o conhecimento, um colégio onde todos aprendem e ensinam, num encontro de saberes e experiências que enriquecem as relações, o raciocínio, a autonomia e o pensamento criativo, iremos assumir no nosso colégio, com entusiasmo e uma profunda noção de responsabilidade, a filosofia educacional conhecida como "Abordagem Reggio Emilia".

 

 INSPIRAÇÃO EM REGGIO EMILIA

A Abordagem Reggio Emilia tem as suas origens no ano de 1945, na cidade italiana que lhe dá nome, após a segunda guerra mundial, e começou como resposta de uma comunidade para aquilo que acreditava ser o caminho para um futuro diferente e melhor: a educação.

Esta é uma abordagem inspiradora, motivante e que nos devolve a esperança de acreditar numa educação para todos, feita por todos, num espaço educativo aberto aos outros e onde as relações são a base para toda a aprendizagem.

Ao longo dos anos esta experiência transformou-se num sistema educativo de grande qualidade, muito devido ao trabalho e ao pensamento do Prof. Loris Malaguzzi e a sua equipa.

Reggio Emilia foi considerada como a melhor abordagem educativa do mundo. A pequena cidade no norte de Itália onde se desenvolve a abordagem, tem sido palco dos mais interessantes estudos e das mais ricas partilhas, atraindo a atenção de educadores e investigadores de todo o mundo.

Apesar das especificidades do seu contexto, a filosofia e os princípios que orientam as escolas Reggio são importantes referências para o trabalho dos que valorizam a criança e acreditam na educação.

Como muitas creches e jardim de infância noutros países no mundo, também nós nos sentimos compreendidos nesta abordagem, encontrando aqui os princípios, as linhas de orientação, a inspiração e o apoio que fundamentam a nossa ação educativa.